VISITANTES

23 dezembro 2010

Contos de Natal: A Cobertinha de Jesus

Este é o relato de uma experiência que a irmã Patrícia fez, celebrando a novena do Natal com os moradores de rua, nas calçadas do centro de Salvador. Ali não estavam apenas pessoas sem família. Eram famílias inteiras que dormiam sobre o papelão.
Numa das noites, sentados no chão, em círculo, contemplavam a imagem do Menino Jesus.
Num dado momento, a imagem do Menino começou a passar de mão em mão e cada pessoa dizia o que queria ser no seu presépio.
Em seu colo estava Jaqueline. Tinha quatro anos, mas parecia ter menos de dois.
Jaqueline estava muito ansiosa esperando Jesus chegar às suas mãozinhas. Mas, afinal, o que ela gostaria de ser?
"Eu quero ser a cobertinha de Jesus!" - disse feliz e depressa quando pegou o Menino Jesus. E logo foi passando para o próximo. Sua alegria era imensa, seus olhinhos brilhavam de felicidade por ser a cobertinha de Jesus.
Não muito distante havia uma caixa de papelão onde Jaqueline dormia, sem nenhuma cobertinha.
Um grande Natal o daquela menininha moradora de rua! Como não tinha cobertinha, tornou-se cobertinha para Jesus. O que nos leva a pensar: só os pobres e simples de coração compreendem e vivem esta espiritualidade do entregar-se para que outro seja feliz.

Quem devemos esperar: Jesus ou Papai Noel?



Povo de Deus; vamos falar de um assunto muito importante. Queremos provocar uma profunda reflexão sobre o verdadeiro significado do natal.
Infelizmente, na nossa sociedade, a figura do Papai Noel tomou o lugar de Jesus Cristo, nosso salvador. As lindas novenas que nossos pais e avós tinham o costume de fazer nas casas da vizinhança, aquele momento de preparação para a chegada do menino salvador, deram lugar a um consumismo vazio e desenfreado. Uma busca incessante por bens materiais. Hoje o natal é sinônimo de correr até aos shoppings e levar para casa as melhores roupas, os melhores brinquedos, enfim, as pessoas gastam até o que não tem para terem a ceia de natal perfeita. Nós cristãos nos entristecemos com essa infeliz realidade. As famílias, em meio aos exageros gastronômicos e alcoólicos, não celebram a união e o amor, e sim celebram as conquistas materiais. As crianças são educadas para acreditar e adorar o “bom velhinho”.

Onde está o menino Deus, o verbo encarnado, o Deus que se fez homem para nos salvar da morte eterna. Papai Noel não morreu na cruz por nós. Tanto que essa figura, e o costume de ligá-lo com o Natal, não tem nenhuma base bíblica, e o que é pior, o Papai Noel é um costume pagão, criado pelos povos que não conheceram e não experimentaram uma conversão genuína.
Felizmente, ainda existem cristãos que conhecem o verdadeiro espírito do Natal e desejam comemorar o nascimento de Jesus de maneira condigna e verdadeiramente cristã, e estão cansados dos excessos cometidos nesses festejos, e devidos a este fato tem nascido uma insatisfação no coração dos cristãos em toda parte, ansiando por uma comemoração sadia, cristã, equilibrada, espiritual, do nascimento do nosso
Salvador. E você, como está preparando o seu coração para a chegada do Natal, e como você celebra todos os anos um dos momentos mais importantes do nosso calendário litúrgico e cristão?

14 dezembro 2010

Contos de Natal: Mensagem do Confeiteiro

Um confeiteiro do estado de Indiana, nos EUA, quis criar um doce que representasse a Mensagem de Deus para nós, e por isso criou a bengalinha de Natal. Àquele simples formato associou vários símbolos para o nascimento, ministério e morte de Jesus Cristo.
Ele começou com um doce branquinho, duro e comprido; branco para simbolizar a virgem que deu à luz e a natureza imaculada de Jesus; e duro como símbolo da rocha sólida da fé e de que as promessas de Deus são inabaláveis.
O confeiteiro fez o doce na forma de um J para representar o precioso nome de Jesus, que veio à Terra como nosso Salvador. Podia representar a vara do Bom Pastor com a qual Ele resgata as ovelhas caídas nas valas do mundo.
Achando que o doce parecia muito simples. marcou-o com quatro listras vermelhas. Depois fez três listras finas como as marcas dos acoites que Jesus recebeu e pelos quais somos curados. A listra mais grossa representa o sangue derramado por Ele na cruz para que pudéssemos receber a promessa de vida eterna.
O doce ficou conhecido como a bengalinha doce um enfeite típico da época do Natal, ainda que poucos entendam o seu significado. Para nós pode servir de lembrança do milagre que foi Jesus ter vindo à Terra no Natal, e o Seu grande Amor que continua a ser a maior força positiva que do¬mina o universo hoje.

Aprenda a fazer o menino Jesus e colocar no seu presépio!

04 dezembro 2010

O Natal está chegando!!!

Criançada, o Natal está chegando. É tempo de conversão, tempo de reunir a família e abrir nossos corações para a chegada do menino Jesus. É tão bom prepararmos a nossa casa, prepararmos o nosso espírito para recebermos Aquele que nos dá a salvação. Além  da famosa árvore de natal, que todos os anos estão presentes em todos os lares, nós cristãos temos o costume de montar o presépio de natal, relembrando o nascimento de Jesus. Que tal você fazer o seu presépio. Imprima as imagens, junte as figurinhas com os personagens e pronto!







12 novembro 2010

Vamos colorir??




Que tal colorir esses lindos desenhos. Mas não se esqueçam de sempre ler a bíblia.

11 novembro 2010

CORAÇÃO DE CRIANÇA

Coração de criança


“As grandes audácias são sempre das crianças. Elas nos surpreendem com as suas perguntas, com as suas respostas e com as suas ações. O próprio Senhor vai nos dizer que, para entrarmos no Reino dos Céus, precisamos ser como as crianças.
Sendo crianças, não tereis mágoas; as crianças esquecem depressa os desgostos para voltarem aos seus divertimentos habituais. Por isso, com esse abandono, não tereis que vos preocupar, pois descansareis no Pai.
São muitas pessoas que vivem constantemente estressadas, porque perderam a simplicidade das crianças. Não queiras ser grande. Criança, criança sempre, ainda que morras de velho.
Quando uma criança tropeça e cai, ninguém estranha; seu pai se apressa a levantá-la. A nossa experiência cotidiana está cheia de tropeços e quedas. Que será de nós se não formos cada vez mais crianças. Não queiramos ser grandes, mas meninos, para que, quando tropeçarmos, a mão de Deus nosso Pai nos levante” (Beato José Maria Escrivá).


Peçamos a Jesus, neste dia, a graça de termos um coração de criança.

Jesus, eu confio em Vós!









Vamos rezar o terço?

27 outubro 2010

OS COMPROMISSOS DAS CRIANÇAS MISSIONÁRIA









                                                                                                                                                                         

Festa de Hallowen: É do bem ou do mal???


Olá galera! Hoje vamos falar de um assunto pouco conhecido. O Dia de Hallowen, conhecido aqui no Brasil como o dia das bruxas, não é uma comemoração muito legal. Cristão que é cristão não comemora essa data. Veja artigo abaixo publicado no blog Bem da Hora.


Essa festa é muito antiga e teve origem no termo irlandês “All hallow’s eve”, que quer dizer “véspera do dia de Todos os Santos”, pois no dia 1º de novembro celebra-se essa festa. O problema é que esta data coincidia com uma comemoração dos povos celtas, onde viviam os druidas que acreditavam que na noite do dia 31de outubro que marcava o final do verão e a última colheita do ano, os mortos voltavam nas casas para pedir comida.

O costume da festa foi trazida há muito tempo atrás para os EUA pelos Irlandeses, que fugiam de uma difícil situação que seu país enfrentava, só que o cinema Hollywoodiano passou a dar a essa festa uma outra conotação e transformou-a num verdadeiro “carnaval do terror”, onde desfilam fantasmas, esqueletos, vampiros, bruxas e monstros e isso fez com que se gerasse um enorme consumismo ao redor dessa data. Porém para nós que somos cristãos e moramos no Brasil, essa não é a melhor forma de se comemorar o dia dos santos, primeiro porque não faz parte da nossa cultura, mas é algo copiado dos Estados Unidos, nós temos nossa própria cultura que é linda e precisamos ser mais autênticos e não ficar aceitando tudo que vem de fora sem saber se isso é realmente bom para nós. Segundo porque o ocultismo e o satanismo estão por trás de cada uma dessas figuras assombrosas, das quais as pessoas se vestem. Nós, cristãos, acreditamos na ressurreição e não em mortos que voltam para aterrorizar os vivos. Terceiro: Jesus nos deu exemplo de bondade e amor, sendo assim, é facil perceber que não é legal exigir doces dos outros para não que não lhe causemos algum encômodo (travessuras), nós precisamos amar de graça e abandonar qualquer atitude má.
Tudo isso parece um “remar contra a maré”, mas a gente precisa fazer a diferença! Não é pra deixar de fazer festa, porque o cristão precisa ser alguém alegre, mas podemos encontrar outras formas de comemoração. É importante saber o que vamos comemorar: o DIA DOS SANTOS, que foram grandes homens e mulheres que souberam colocar Deus no centro de sua vida e são exemplos para nós. Por isso fique atento a essas dicas:
Algumas escolas realizam a FESTA DOS SANTOS onde cada criança escolhe um santo de devoção e se veste como ele, aí tem um desfile dos santos, aqueles que estiverem melhor caracterizados ganham prêmios, as crianças comem, dançam e se divertem pra valer.
No México muitas familias e instituições trocaram a festa do Haloween pela Festa da primavera, onde os principais disfarces são de anjos , santos e princesas.
Em Paris nasceu em 2003 uma ideia bem da hora. Os jovens saem às ruas festejando e testemunhando sua fé, essa festa recebeu o nome de HOLYWINS, que quer dizer “A SANTIDADE VENCE”. No brasil o Holywins já contece em Porto Alegre-RS e nesse ano será uma festa que vai desde as 15:00h do dia 31 até as 6:00 da manhã do dia 1º de novembro, com shows, santa missa, vigilia, uma grande festa.*
Outra ideia é que a galerinha saia pelas ruas da vizinhança fazendo alguma boa ação, ao tocarem a campainha podem entregar um desenho, uma poesia, uma oração, um cartão ou mesmo um doce, “há mais alegria em dar do que em receber”.

17 outubro 2010

COMEMORAÇÃO DOS DIA DAS CRIANÇAS

Foi tão bom comemorar a festinha das crianças da catequese, foi maravilhoso.


As crianças participaram da celebração, tendo como participação o frei serginho.








09 outubro 2010

Terceira etapa da catequese soltando a imaginação no Dia das Crianças

Olha só o que a garotada da terceira etapa da catequese fez para o dia de Nossa Senhora da Aparecida. São crianças criativas, e sobretudo têm muito amor por Jesus. Parabéns crianças de Jesus!!

Desenho de Letícia Santos Oliveira, de 10 anos.


Desenho de Izabela Amâncio da Silva, de 10 anos.

Desenho de Ketellen Santos Carneiro, de 12 anos.


Desenho de Janaína Ferreira da Silva, de 10 anos.


Desenho de Alessandro Silva de Araújo, de 10 anos.


Desenho de Beatriz Rodrigues Silva, de 10 anos.


Desenho de Camila Karen Domingos, de 9 anos.


Desenho de Aline Ferreira Rocha, de 10 anos.


Desenho de Mariana Silva de Almeida, 10 anos.


Desenho de Gabriela Rodrigues de Paula, de 10 anos.

Nossa igreja está em festa: Dia 12 de Outubro é dia de Nossa Senhora da Aparecida

Criançada, papais e mamães. Todo mundo sabe que dia 12 de outubro é o dia das crianças. Até ai tudo bem. Mas, muito mais importante que o dia das crianças, nessa data comemoramos o dia da nossa padroeira, Nossa Senhora da Aparecida. Os católicos estão em festa. Vamos conhecer um pouco da história de nossa querida mãe?
A sua história tem o seu início em meados de 1717, quando chegou a Guaratinguetá a notícia de que o conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, governador da então Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, iria passar pela povoação a caminho de Vila Rica (atual cidade de Ouro Preto), em Minas Gerais.


Desejosos de obsequiá-lo com o melhor pescado que obtivessem, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves lançaram as suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas infrutíferas, descendo o curso do rio chegaram a Porto Itaguaçu, a 12 de outubro. Já sem esperança, João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Envolveram o achado em um lenço. Daí em diante, os peixes chegaram em abundância para os três humildes pescadores.

Durante quinze anos a imagem permaneceu na residência de Filipe Pedroso, onde as pessoas da vizinhança se reuniam para orar. A devoção foi crescendo entre o povo da região e muitas graças foram alcançadas por aqueles que oravam diante da imagem. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. Diversas vezes as pessoas que à noite faziam diante dela as suas orações, viam luzes de repente apagadas e depois de um pouco reacendidas sem nenhuma intervenção humana. Logo, já não eram somente os pescadores os que vinham rezar diante da imagem, mas também muitas outras pessoas das vizinhanças. A família construiu um oratório no Porto de Itaguaçu, que logo se mostrou pequeno.

Por volta de 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma capela no alto do morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745.

Em 1834 foi iniciada a construção de uma igreja maior (a atual Basílica Velha) para acomodar e receber os fiéis que aumentavam significadamente, sendo solenemente inaugurada e benzida em 8 de dezembro de 1888.

Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou à santa, em pagamento de uma promessa (feita em sua primeira visita, em 08 de dezembro de 1868), uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente adornado.



A 8 de setembro de 1904, a imagem foi coroada com a riquíssima coroa doada pela Princesa Isabel e portando o manto anil, bordado em ouro e pedrarias, símbolos de sua realeza e patrono. A celebração solene foi dirigida por D. José Camargo Barros, com a presença do Núncio Apostólico, muitos bispos, o Presidente da República Rodrigues Alves e numeroso povo. Depois da coroação o Santo Padre concedeu ao santuário de Aparecida mais outros favores: Ofício e missa própria de Nossa Senhora Aparecida, e indulgências para os romeiros que vêm em peregrinação ao Santuário.

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI, sendo coroada. Pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1.980, foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, dedicando este dia a devoção. Também nesta Lei, a República Federativa do Brasil reconhece oficialmente Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil.



Em 4 de julho de 1980 o papa João Paulo II, em sua histórica visita ao Brasil, consagrou a Basílica Nova de Nossa Senhora Aparecida, o maior santuário mariano do mundo, em solene missa celebrada, revigorando a devoção à Santa Maria, Mãe de Deus e sagrando solenemente aquele grandioso monumento construído com o carinho e devoção do povo brasileiro.

05 outubro 2010

Festival de Sorvete





Você é nosso convidado para participar desse delicioso evento.

Apenas R$ 5,00. Coma a vontade. Convide seus amigos e sua família.

Dia 10 de outubro de 2010

A partir das 16:00 hs

Local: Paróquia Santo Antônio

04 outubro 2010

Mês missionário: Para colorir



Mês das missões: Cristãos a serviço do Evangelho

Criançada, outubro é o mês das missões. Mas, o que realmente é ser um missionário? O que ele faz, sobre o que ele fala? Jesus nos convida a sermos missionários, a levar para o mundo todo a palavra da salvação. A seguir um texto interessante sobre as Missões.



Neste mês de outubro, a Igreja se volta para a necessária compreensão das Missões, isto é, da permanente preocupação pelo anúncio do Evangelho a todos os povos. A vinda de Cristo à terra foi para nos revelar o mistério de Deus e ensinar-nos a caminhar para vivermos na sua graça e assim merecermos uma felicidade que não tem fim, que é o céu. São muitos os povos ainda hoje, aos quais a revelação divina de Cristo não os iluminou. Não conhecem o Salvador, a sua vinda histórica, a sua doutrina e o destino feliz a que Deus nos chama.

A ordem de Cristo – “Pregai a boa nova do Evangelho a toda criatura” – nos impulsiona a levar ao mundo todo a notícia feliz que, desde o nascimento de Cristo em Belém, foi anunciada pelos anjos aos pastores e a nós: “Nasceu hoje para nós o Salvador”. Aquela parábola (Mt 20), em que, nas diversas horas do dia, o Senhor convida os trabalhadores para sua vinha, é um chamado a cada um para pôr-se a serviço do Evangelho.
Há uma cena que nos deixa bem claro como o Senhor chama para a honrosa missão de anunciar a todos a salvação. É quando Jesus passa pela banca de impostos de Mateus e o chama – a ele pecador público, como era considerado – para fazer parte dos seus seguidores. De cobrador de impostos tornou-se imediatamente seguidor fervoroso de Jesus. A graça transforma.
Neste mês, a Igreja insiste na necessidade da missão, isto é, de anunciar a salvação, que nos é dada, pelo conhecimento de Jesus e pela adesão fiel e resoluta a Ele, no Messias Salvador.
Cristo nos chama. Não foi só Mateus que foi chamado. Também Paulo, no caminho de Damasco que fez dele o mais ardoroso anunciador de Cristo. A graça agiu nele, transformando-o de perigoso perseguidor em apóstolo, cujo “viver era Cristo”, como ele mesmo confessa. Nós também fomos chamados e isto é a nossa felicidade.
Causa porém tristeza ver como muitíssimos cristãos não têm pelo Senhor Jesus fervoroso entusiasmo, a tal ponto que os leve a anunciá-lo aos que ainda não o conhecem, anunciá-lo pelo testemunho da própria vida oportunamente, sem medo, sem fanatismo, mas com a sinceridade da fé e do amor. Anunciá-lo pela palavra, quando oportuna e pelo testemunho. Outubro é o mês em que a Igreja procura acender o zelo de seus filhos para o anúncio de Cristo em favor dos que O não conhecem e estimular o testemunho dEle para a sociedade em que vivemos.


Dom Benedicto de Ulhôa Vieira

27 setembro 2010

ENCONTRO DE ADOLECENTE COM CRISTO - EAC

O encontro foi um grande sucesso, 80 novos adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer Jesus na intimidade, uma experiência fantástica.
Estes novos adolescentes puderam ainda conhecer novos amigos, e entrar pra uma família que só cresce em tamanho e em amor.
Conheça alguns dos jovens que fizeram o encontro.






PARABÉNS a todos os adolecentes que fizeram esse encontro, e a todas as famílias e amigos que participaram para que esse encontro acontecesse, JESUS esta olhando por todos e Nossa Senhora esta intercedendo por cada um que trabalhou e dedicou com muito amor e carinho.  JESUS AMA A TODOS VOCÊS.
PARABÉNS a equipe EAC da Paróquia Santa Mônica, vocês são 10, muita fé e perseverança nessa caminhada o qual Jesus concedeu.