VISITANTES

23 dezembro 2010

Quem devemos esperar: Jesus ou Papai Noel?



Povo de Deus; vamos falar de um assunto muito importante. Queremos provocar uma profunda reflexão sobre o verdadeiro significado do natal.
Infelizmente, na nossa sociedade, a figura do Papai Noel tomou o lugar de Jesus Cristo, nosso salvador. As lindas novenas que nossos pais e avós tinham o costume de fazer nas casas da vizinhança, aquele momento de preparação para a chegada do menino salvador, deram lugar a um consumismo vazio e desenfreado. Uma busca incessante por bens materiais. Hoje o natal é sinônimo de correr até aos shoppings e levar para casa as melhores roupas, os melhores brinquedos, enfim, as pessoas gastam até o que não tem para terem a ceia de natal perfeita. Nós cristãos nos entristecemos com essa infeliz realidade. As famílias, em meio aos exageros gastronômicos e alcoólicos, não celebram a união e o amor, e sim celebram as conquistas materiais. As crianças são educadas para acreditar e adorar o “bom velhinho”.

Onde está o menino Deus, o verbo encarnado, o Deus que se fez homem para nos salvar da morte eterna. Papai Noel não morreu na cruz por nós. Tanto que essa figura, e o costume de ligá-lo com o Natal, não tem nenhuma base bíblica, e o que é pior, o Papai Noel é um costume pagão, criado pelos povos que não conheceram e não experimentaram uma conversão genuína.
Felizmente, ainda existem cristãos que conhecem o verdadeiro espírito do Natal e desejam comemorar o nascimento de Jesus de maneira condigna e verdadeiramente cristã, e estão cansados dos excessos cometidos nesses festejos, e devidos a este fato tem nascido uma insatisfação no coração dos cristãos em toda parte, ansiando por uma comemoração sadia, cristã, equilibrada, espiritual, do nascimento do nosso
Salvador. E você, como está preparando o seu coração para a chegada do Natal, e como você celebra todos os anos um dos momentos mais importantes do nosso calendário litúrgico e cristão?

Um comentário:

K disse...

Eu acreditei em Papai Noel até os 12 anos de idade e é a unica lembrança agradavel da minha infancia.Minha mãe dizia que nos aniversarios ganhava-se presente mas que Jesus era tão especial, sua generosidade tão grande que , em seu aniversario, dava presentes.papai Noel então era um simples emissario Dele. Ou seja, tudo depende do enfoque dado.Faço o mesmo com meus filhos que acreditam em Papai Noel,uma com 1é e outro com 10.Nunca esquecemos de agradecer a Jesus pelos presentes e de cantar parabéns no presépio.